Advento da Igreja: desejo de estado permanente de salvação

(comentário a partir das aulas de Eclesiologia, do querido Prof. Donizete,
na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – SP)

Eurivaldo Silva Ferreira
 
Introdução
A Igreja, a reunião do povo de Deus, assim chamada pelo Concílio Vaticano II, foi constituída para ser Sacramento Universal de Salvação, desta característica emana sua índole, sua unidade e sua catolicidade. É sob esse signo que ela se ocupa principalmente em anunciar o Evangelho a todos os povos, logo quem salva é a Palavra, o Verbo mesmo feito carne, e não a Igreja. Sua índole missionária tem como princípio a missão do Filho e do Espírito (Lumen Gentium, 1): a de fazer-se chegar aos confins da terra, consequentemente, fazendo chegar a Palavra de Deus, que a todos quer salvar.
Pensando que o constante estado de salvação é vivido em todo o tempo pela Igreja, ensejamos nesse artigo dar pistas para contribuir na reflexão da índole missionária da Igreja, apontando para seu estado permanente de espera pela salvação, ou seja, uma Igreja que vive um constante Advento só pode contribuir para uma realização plena de salvação do ser humano.

1. A salvação na Igreja a partir do aspecto cristológico
O critério para a constituição de que a Igreja seja sacramento universal de salvação é primariamente perguntarmos a partir da hermenêutica teológica. Sacramento é apontado no Concílio Vaticano II como uma perspectiva hermenêutica teológica, buscando uma interpretação de relação com o próprio mistério salvífico de Cristo, que tem tudo a ver com o objeto de nosso estudo. Logo, a primeira ideia é a de que Cristo é o Salvador. Ora, se Cristo é o Salvador, como é que acontece essa realidade salvífica? Como se dá essa salvação em Jesus?
Evidentemente nós compreendemos que ela se dá pelo fato de que aquele que é Deus tenha se feito homem (natal de Jesus). Ora, se esse mistério da encarnação é fundamental, logo, na encarnação já está presente a forma, a maneira como Deus nos salva. Por isso, a encarnação já está marcada por uma dimensão pascal. Na encarnação encontramos Deus-homem, logo a condição humana está assumida por Deus. Então, sua humanidade é critério fundante para nós entendermos o aspecto salvífico, pois a natureza humana está assumida pelo próprio Deus. Chamamos isso de dimensão cristológica. Pela condescendência do Filho nós encontramos esse aspecto de salvação.

2. A salvação na Igreja opera a partir do Espírito para a realização do Reino
Do ponto de vista da Igreja, precisamos aplicar outra realidade, que chamaremos de aspecto pneumático. Esse aspecto é considerado pela condescendência do Espírito, que cria, consequentemente gerando a própria realidade da Igreja, pois a Igreja é também desejo do Espírito, constituindo-a como corpo. Por isso a afirmação de que a Igreja é dom pentecostal, já que sua constituição é da ordem do Espírito.
No capítulo de 16 de Marcos encontramos a expressão de Jesus “ide e fazei todos meus discípulos”. Essa expressão é idealizada no chamado da Igreja para realizar a obra da salvação operada por Deus na pessoa do próprio Jesus. Sua missão é a de que o Reino de Deus seja instaurado no mundo. De fato, o desejo único da Igreja é um estado permanente de Advento: que venha o Reino de Deus! (cf. Ad Gentes). Logo, a missão da Igreja é fazer com que o Reino aconteça, isto é, se instaure verdadeiramente, no aqui e agora de nossas realidades, noutro modo de dizer, no “chão da vida” da existência humana, com suas mazelas e seus sofrimentos. A Igreja também tem por missão a edificação do Reino de Deus. Logo, o Reino de Deus é maior que a Igreja, por isso cresce como germe no próprio mundo.

3. Salvação pela Palavra de Deus
A Igreja se apropria então da própria Palavra de Deus para realizar seu intento, e dela se faz portadora, anunciando tudo o quanto foi nela escrito, desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, por inspiração divina, a fim de que todos cheguem à salvação. O nº 15 da Dei Verbum afirma que a “economia” do Antigo Testamento destinava-se, sobretudo, a preparar, a anunciar profeticamente (cf. Lc 24,44; Jo 5,39; 1Pd 1,10) e a simbolizar com várias figuras (cf. 1Cor 10,11) o advento de Cristo, redentor universal, e o do reino messiânico. Mas os livros do Antigo Testamento, segundo a condição do gênero humano antes do tempo da salvação estabelecido por Cristo, manifestam a todos o conhecimento de Deus e do ser humano, e o modo com que Deus justo e misericordioso trata as pessoas.
A Dei Verbum afirma que é nessa condição de imperfeição, isto é, de errância humana, que se revela, sobretudo, a pedagogia divina. Nessa pedagogia, a Palavra de Deus é sabedoria que conduz a vida humana, dando-lhe um sentido para sua existência. Importante a afirmação da Dei Verbum que diz que na Palavra de Deus também está contido o grito do povo que, em prece, suplicava por libertação. Logicamente aí está latente o mistério da nossa salvação.

4. Mistério da Palavra, mistério do Reino
Neste mistério de salvação da Igreja está também presente o mistério trinitário. É o que afirmam S. Cipriano, Santo Agostinho e São João Damasceno.
O nº 5 da Lumen Gentium diz que o mistério da Igreja manifesta-se na sua fundação. Foi Jesus mesmo quem deu início à Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras: “cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo” (cf. Mc 1,15; cf. Mt 4,17). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo, também por livre vontade do Pai que deixou que o Filho fosse conduzido pela força de seu amor para realizar esse intento.
A Palavra do Senhor compara a presença do Reino à semente lançada ao campo (cf. Mc 4,14): aqueles que a ouvem com fé e entram a fazer parte do pequeno rebanho de Cristo (cf. Lc 12,32), já receberam o Reino; depois, por força própria, a semente germina e cresce até ao tempo da messe (cf. Mc 4,26-29). Também os milagres de Jesus comprovam que já chegou à terra o Reino: “Se lanço fora os demônios com o poder de Deus, é que chegou a vós o Reino de Deus” (cf. Lc 11,20; cf. Mt 12,28). Mas este Reino manifesta-se, sobretudo, na própria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio “para servir e dar a sua vida em redenção por muitos” (cf. Mt 10,45).

5. Mistério do Reino presente na Igreja
Por esta força operante em Jesus, é que qualificamos como mistério trinitário na realização do Reino. O texto de Lumen Gentium 5 nos ajuda neste entendimento quando afirma que Jesus mesmo, depois de ter sofrido sua morte, ressuscitou e apareceu como Senhor e Cristo, feito sacerdote eterno, derramando sobre os discípulos o Espírito por ele mesmo prometido como dom do Pai. Por isso é que a Igreja, enriquecendo-se com a força de Jesus, que a envolve na caridade, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e constitui o germe e o princípio deste mesmo Reino na terra. A Igreja, enquanto vai crescendo sob seu aspecto qualitativo, ao passo que vai anunciando o Evangelho, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se ao seu Rei na glória.
Claro que podemos ver já na Igreja terrestre a imagem deste Reino, pois ela aponta para o reino celeste, como sinal dele. Ao mesmo tempo também vemos a imagem da Igreja como aquela que espera ansiosa pela vinda do Senhor, esperando realizar em si mesma aquilo que espera para todos. O nº 48 da Lumen Gentium diz que este Reino já chegou, pois, a nós, a plenitude dos tempos (cf 1Cor 10,11), a restauração do mundo foi já realizada irrevogavelmente e, de certo modo, encontra-se já antecipada neste mundo: com efeito, ainda aqui na terra, a Igreja está envolvida de verdadeira, embora imperfeita, santidade. Em outras palavras, podemos dizer que a Igreja vive uma espécie de tensão entre “já e ainda não”. Perfazendo esse caminho de imperfeição, a Igreja peregrina, com os sacramentos e suas instituições, que são da ordem temporal, e por isso leva a imagem passageira deste mundo e vive no meio das criaturas que gemem e sofrem as dores de parto, esperando a manifestação dos filhos de Deus (cf. Rm 8,19-22).
Concluindo
Esperamos que neste Advento possamos ser como Igreja, povo de Deus, portadores da boa nova do Reino de Jesus. Que nossas celebrações levem-nos a um verdadeiro compromisso da edificação de seu Reino entre nós! A feliz expectativa do Reino seja o motivo para celebrarmos o Cristo que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia