segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Música litúrgica: entre beleza, simbolismo e expressividade

Eurivaldo Silva Ferreira

           
Introdução: de que beleza falamos mesmo?   
                As comunidades estão cada vez mais redescobrindo que a liturgia é um encontro, uma ação, um acontecimento e uma festa. A celebração não se faz só com palavras, mas também com movimentos, gestos, música e dança. O batismo, a santa ceia, a celebração da palavra, o oficio divino, as vias-sacras, as procissões, as romarias são ações simbólicas que nos permitem expressar em linguagem humana a presença escondida do Deus que se fez ‘carne’, humano com os humanos (1Jo 1, 1-4). Esses gestos são a linguagem da nossa adoração e da nossa comunhão com ele na intimidade do seu amor. O fruto que colhemos na liturgia, a graça de Deus que dela nos vem para o nosso crescimento na fé passa pela expressividade da ação litúrgica. (Carta de Princípios da Rede Celebra de animação litúrgica, nº 16).
                De fato, a liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC 10). Nela, o discípulo realiza o mais íntimo encontro com seu Senhor e dela recebe a motivação e a força máximas para a sua missão na Igreja e no mundo (cf. DGAE 2008-2010 nº 67) (Carta aos agentes da música litúrgica, CNBB).
                Na expressividade da ação litúrgica, que é fonte e cume, cujo Mistério Pascal se faz presente pela força do Domingo, o Dia do Senhor, e também na comunidade reunida em torno da mesa da Palavra e do Pão, a música ritual se torna parte integrante deste mistério. Adentramos o mistério pela força dos símbolos, com sua carga, sinais e codificações. A música é um forte símbolo de beleza que nos ajuda nisso. Como percebermos a relação entre beleza litúrgica e a categoria simbólica que a música ritual ocupa nas celebrações? Para que isso se cumpra na prática, muito depende da qualificação das equipes de músicos, cantores e instrumentistas de nossas comunidades, que vivem no dia-a-dia o exercício batismal, pelo qual foram chamados a servir no seu ministério, sendo verdadeiros discípulos e missionários.
                Diz o nº 34 da Sacrosanctum Concilium que a liturgia deve ser realizada com nobre simplicidade. Homens e mulheres, indivíduos de uma comunidade de fé, devem empenhar-se nisso. Poderíamos aqui enumerar uma série de substantivos e adjetivos que compõem a família da nobreza, da mesma forma outra série para a simplicidade. Mas a nossa referência será direcionada a uma: a beleza, e nela está caracterizada a música litúrgica (música ritual), aquela que acompanha ou é a própria ação litúrgica.
                Uma música bem feita já é bela por si só. Quando ela se insere na liturgia, torna-se por demais sinônimo de muitas outras qualidades que são bem-vindas na ação ritual. Em consequência, afirmamos que há uma relação muito profunda entre beleza e liturgia. “Beleza vista não como mero esteticismo, mas como modalidade pela qual a verdade do amor de Deus em Cristo nos alcança, fascina e arrebata, fazendo-nos sair de nós mesmos e atraindo-nos assim para a nossa verdadeira vocação: o amor” (cf. Bento XVI, Exortação apostólica Sacramento da caridade, 35). Esta exortação lembra que na arte da celebração ocupa lugar de destaque o canto litúrgico. Unida ao espaço litúrgico, a música é genuína expressão de beleza, tem especial capacidade de atingir os corações e, na liturgia, grande eficácia pedagógica para levar-nos a penetrar no mistério celebrado.

1.    O caráter simbólico da música litúrgica
                Música litúrgica ou música ritual é o conceito acentuado pelo Concílio Vaticano II para denominar a música que, ou é o próprio rito, ou acompanha o rito nas celebrações litúrgicas. Esta novidade trouxe um referencial das fontes da Igreja primitiva, mas esquecido ao longo dos tempos: a de que o canto da celebração tem uma identidade comunitária, no ato de celebrar canta-se a força da realidade que este gesto pode simbolizar, ou seja, por meio da união das vozes que entoam um canto, visibiliza-se a unidade da Igreja, reunida em assembleia.
                A música ritual, com suas propriedades (poesia, verso, letra, melodia, ritmo, som etc.) entra nesta categoria dos símbolos. Não podemos desassociá-la do conjunto da simbologia das ações litúrgicas. Na categorização da música ritual e comunitária como realidade simbólica, os Pais da Igreja (aqueles que conviveram com os apóstolos ou próximos deles) consideravam esta união sonora de vozes como o símbolo de uma realidade mais profunda, já que o canto comunitário é a manifestação externa da união dos corações na mútua caridade, é sinal da fraternidade espiritual entre os todos os membros da assembleia reunida, cuja imagem retrata o uníssono dos corações.
                S. João Crisóstomo, outro Pai da Igreja, diz que no canto a uma só voz há uma realidade simbólica da Igreja, que de muitos membros forma um só corpo. Para Santo Ambrósio, a relação do canto ritual com o sagrado tem a característica de nos colocar em comunhão com o mistério, com a realidade divina, mas também com nós mesmos e com os demais, de maneira que podemos formar um coro de homens sagrados[1].
                Outros ainda foram unânimes em dizer que o canto ritual exerce um nobre serviço à atualização da Palavra de Deus, é sinal da alegria e do amor cristão; é o símbolo do sacrifício espiritual do cristão. Isto transcorreu os tempos e está presente na liturgia. Observemos o prefácio da Prece Eucarística, este aponta a realização do canto da terra, na imitação perfeita do canto dos anjos no céu, apresentados no cantando a uma só voz, antes da aclamação do Santo.
                Para Xabier Bazurko, que escreveu O Canto cristão na tradição primitiva, tanto na Bíblia (livro do Apocalipse) como na Tradição, o canto ritual é assumido principalmente, e como em primeira linha, enquanto comunitário, como canto entoado pela assembleia em comum e dentro de um quadro litúrgico[2] e em comunidade, já que o canto presente no Apocalipse nos aponta para a realidade desse reino que esperamos, realidade caracterizada pela espera de uma vida plenamente feliz e perfeita, mas que ainda é oculta ao homem e à mulher, enquanto passam pela terra. Vivendo a contemplação do mistério deste tempo, o canto ritual nos ajuda a compreender essa dimensão, a de piedosa e alegre espera, como num eterno advento. Por isso o canto litúrgico (ritual), como símbolo, sempre foi considerado como o mais adequado para transcrever a realidade do além, destaca Bazurko.
                Assim, o canto ritual como símbolo, representa a expressão da união da assembleia, estabelecendo a igualdade entre todos os membros, superando as diferenças de idade e de condição social por meio da entoação comum de uma mesma melodia[3], enquanto aguardam firmes a feliz realização do reino, e o fazem celebrando.

2.    A força propulsora da sonoridade musical
                Especialistas afirmam que a música é uma estrutura sonora complexa sem função biológica precisa, cujos elementos de base não se referem a nenhum outro objeto ou acontecimento real. Ela é também capaz de conseguir ao mesmo tempo acalmar bebês e dar coragem aos soldados que partem para campos de batalha. Imagens cerebrais mostram que certas zonas do cérebro são ativadas pela música. Ela exerce o mesmo poder quando o cérebro é impulsionado por estímulos biológicos fortes, como ingestão de alimento, relações de afeto entre namorados e casais etc. A música pode também reduzir a ativação das áreas cerebrais implicadas em emoções negativas[4]. Para outros, a música é considerada uma prática tão antiga quanto a agricultura. Ela tem o poder de garantir a coesão social e a “sincronização” do humor, favorecendo a preparação das ações coletivas, seria o caso da música militar ou da música religiosa[5].
                Já na liturgia, cuja expressão de fé se dá também pela participação da força da música ritual como sinal sensível, muito mais alcançarão eficácia seus textos se forem acompanhados de melodias. É esta a sábia e grandiosa intuição da Igreja que desejou que a música avançasse por sob seus umbrais.

3.    A música ritual nos documentos da Igreja
                Com razão diz o Motu Próprio Tra le sollecitudini quando afirma que a música concorre para aumentar o decoro e esplendor das sagradas cerimônias (...) e seu fim próprio é acrescentar mais eficácia ao mesmo texto, a fim de que por tal meio se excitem mais facilmente os fiéis à piedade e se preparem melhor para receber os frutos da graça, próprios da celebração dos sagrados mistérios[6].
                Segundo Divini cultus, os cânticos litúrgicos contribuíram não pouco para conduzir muitos dos bárbaros à cultura cristã e civil; ainda, foi objeto de admiração pelo imperador Valente e por Santo Agostinho, cuja conversão foi marcada pela aceitação da fé cristã após cantar com as multidões, animadas por Santo Ambrósio[7]. Também nas igrejas, finalmente, nas quais se constituía um coro volumoso feito de quase toda a cidade, operários, construtores, pintores, escultores e até homens de letras embebiam-se, pela liturgia, do conhecimento das coisas teológicas, como ainda hoje refulge esplendidamente dos monumentos daquela Idade Média[8].
                A Sacrosantum Concilium destaca: o canto e música desempenham sua função de sinais de modo tanto mais significativo na medida em que “estão intimamente ligados à ação litúrgica” (SC 112). Na mesma linha de pensamento está a orientação do Catecismo da Igreja Católica[9] em que considera três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembleia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Assim, tem finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis.
                O nº 1158 do mesmo Catecismo afirma que “a harmonia dos sinais (canto, música, palavras e ações) é aqui tanto mais expressiva e fecunda por exprimir-se na riqueza cultural própria do povo de Deus que celebra (SC 89)”, o que, de certo modo, vem, afirmar nossas conclusões acerca da simbiose entre melodia e palavra, que se prestam ao culto das ações litúrgicas a fim de que estas possam ser realmente meios da expressão do louvor ao Deus que canta e ora em nós através do Espírito.

            Concluindo...
        É com essa preocupação que caminha a Igreja dos nossos tempos. Tudo aquilo de que se ornamenta a liturgia, dentre eles a música ritual, que é caracterizada como serva nobilíssima, deve ser objeto de preocupação, a fim de que possam os fiéis que se reúnem nos templos sagrados para beber a piedade na sua fonte principal, participando ativamente dos veneráveis mistérios das preces públicas e solenes da Igreja, não se alimentarem de outro espírito, senão o litúrgico, o mesmo que vem operando na Igreja, povo de Deus, pelo qual é conduzido pelo Espírito, desde sua fundação.

Para refletir em grupo ou individualmente:

®     Pense numa música popular que marcou um fato de sua vida
®     Escreva um pequeno trecho desta música num pedaço de papel; cante em voz alta...
®     O que lhe chamou a atenção no texto? Quais as palavras que mais lhe tocam? E na melodia? O que ela lhe inspira, ou quais os sentimentos que ela lhe sugere? (letra e melodia como signo, sinal)
®     Em nossas liturgias, a música que cantamos está a serviço da Palavra? Qual palavra cantamos em nossas liturgias?
®     E nós, que palavra(s) carregamos em nosso cotidiano?
®     É possível que essa(s) palavra(s) seja(m) transportadas para nosso canto litúrgico? Como?




[1] Bazurko, Xabier. O canto cristão na tradição primitiva. São Paulo: Paulus, 2005, p. 108 (Coleção Liturgia e Música).
[2] Ibid, p. 224.
[3] Ibid, p. 107.
[4] VIVER MENTE E CÉREBRO. O poder da música. São Paulo: Ediouro, nº 149, junho, 2005. p. 59
[5] Op. cit. p. 57.
[6] PIO X, Papa. Motu Próprio. Tra Le Sollecitudini sobre a música sacra (1903). In: DOCUMENTOS SOBRE A MÚSICA LITÚRGICA. São Paulo: Paulus, 2005, p. 13-22. (Documentos da Igreja)
[7] PIO XI, Papa. Constituição apostólica Divini Cultis sobre a liturgia, canto gregoriano e música sacra (1928). In: DOCUMENTOS SOBRE A MÚSICA LITÚRGICA , op. cit. , p. 25-34.
[8] Ibid.
[9] CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, n. 1157.

Carta de apoio ao papa Francisco

Há uma campanha mundial e especialmente dentro da Cúria Romana de forte oposição ao Papa Francisco, especialmente ao seu modo carinhoso e informal que caracteriza seu estilo de ser Pastor da Igreja Universal e bispo de Roma. Grupos fortes dentro e fora dos quadros eclesiais que objetivam desestabilizar e até ridicularizar seu modo de ser Papa, despojado dos símbolos de poder, bem no estilo de São Francisco de Assis de quem tomou o nome. No II Congresso de Teologia Continental, realizado em Belo Horizonte entre os dias 26-30 de outubro sob o lema  A Igreja que caminha no Espírito a partir dos pobres resolveu escrever esta carta aberta em apoio ao Papa Francisco. Logo aderiram cerca de 300 pessoas do Brasil, de toda  América Latina, do Caribe e de representantes da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos. Pedimos  divulgarem esta carta e testemunharem a sua adesão para o e-mail <valecarusi@gmail com.> da embaixada argentina junto à Santa Sé.  Lboff               
                                                 Carta de apoio ao Papa Francisco
            Querido Papa Francisco,
Somos muitos na América Latina, no Caribe e noutras partes do mundo que acompanhamos com preocupação a oposição e os ataques que lhe fazem minorias conservadoras, mas poderosas de dentro e de fora da Igreja. Perplexos, assistimos a algo inusitado nos últimos séculos: a tomada de posição de alguns cardeais contra o seu modo de conduzir o Sínodo e, mais que tudo, a Igreja Universal.
A carta estritamente pessoal, dirigida ao Sr. foi vasada para a imprensa, como já havia sucedido com sua encíclica Laudato Si’, em clara violação dos princípios de um jornalismo ético.
Tais grupos postulam uma volta ao modelo de Igreja do passado, concebida mais como uma fortaleza fechada do que como “um hospital de campanha sempre aberto para acolher quem lhe bata às portas”; Igreja que deverá “procurar e acompanhar a humanidade de hoje não com portas fechadas, o que trairia a si mesma e a sua missão e que, em vez de ser uma ponte, se tornaria uma barreira”. Estas foram suas corajosas palabras.
As atitudes pastorais do tipo de Igreja proposto em seus discursos e em seus gestos simbólicos se caracterizam pelo amor caloroso, pelo encontro vivo entre as pessoas e com o Cristo presente entre nós, pela misericórdia sem limites, pela “revolução da ternura” e pela conversão pastoral. Esta implica que o pastor tenha “cheiro de ovelha” porque convive com ela e a acompanha ao longo de todo o percurso.
Lamentamos que tais grupos, o mais que fazem é dizer não. Recordamos a esses nossos irmãos as coisas mais óbvias da mensagem de Jesus. Ele não veio dizer não. Ao contrário, ele veio dizer sim. São Paulo na segunda Epístola aos Coríntios nos recorda que “o Filho de Deus sempre foi sim, porque todas as promessas de Deus são sim em Jesus” (2 Cor 1,20).
No evangelho de São João, Jesus afirma explicitamente: ”Se alguém vem a mim eu não o mandarei embora” (Jo 6,37). Podia ser uma prostituta, um leproso, um teólogo medroso como Nicodemos: a todos acolhia com amor e misericórdia.
A característica fundamental do Deus de Jesus, “Abba”, é sua misericórdia ilimitada (Lc 6,36) e seu amor preferencial pelos pobres, doentes e pecadores (Luc 5,32; 6,21). Mais que fundar uma nova religião com fieis piedosos, Jesus nos veio ensinar a viver e a realizar a mensagem central do Reino de Deus, cujos bens são: o amor, a compaixão, o perdão, a solidariedade, a fome e sede de justiça e a alegria de todos sentirem-se filhos e filhas amados de Deus.
Os intentos de deslegitimar seu modo de ser bispo de Roma e Papa da Igreja universal, guiando-se mais pela caridade do que pelo direito canônico, mais pela colegialidade e pela cooperação do que pelo exercício solitário do poder serão vãos, porque nada resiste à bondade e à ternura das quais o Sr. nos dá um esplêndido exemplo. Da história aprendemos que, onde prevalece o poder, desaparece o amor e se extingue a misericórdia, valores centrais da sua pregação e da de Jesus.
Neste contexto, face à nova fase planetária da história e às ameaças que pesam sobre o sistema-vida e o sistema-Terra corajosamente apontadas em sua encíclica Laudato Si’sobre “o cuidado da Casa Comum” queremos cerrar fileiras ao seu redor e mostrar nosso inteiro apoio à sua pessoa e ministério, à sua visão pastoral e aberta de Igreja e à forma carismática pela qual nos faz sentir novamente a Igreja como um lar espiritual. E são tantos de outras igrejas e religiões e do mundo secular que o apoiam e o admiram pelo seu modo de falar e de agir.
Não é destituído de significação o fato de que a maioria dos católicos vive nas Américas, na África e na Ásia, onde se constata grande vitalidade e criatividade em diálogo com as diferentes culturas, mostrando vários rostos da mesma Igreja de Cristo. A Igreja Católica é hoje uma Igreja do Terceiro Mundo, pois somente 25% dos católicos vivem na Europa. O futuro da Igreja se decide nessas regiões onde sopra fortemente o Espírito.
A Igreja Católica, não pode ficar refém da cultura ocidental que é uma cultura regional, por maiores méritos que tenha acumulado. É preciso que se des-ocidentalize, abrindo-se ao processo de mundialização que favorece o encontro das culturas e dos caminhos espirituais.
Querido Papa Francisco: o Sr. participa do mesmo destino do Mestre e dos Apóstolos que também foram incompreendidos, caluniados e perseguidos.
Mas estamos tranquilos porque sabemos que o Sr. assume tais tribulações no espírito das bem-aventuranças. Suporta-as com humildade. Pede perdão pelos pecados da Igreja e segue as pegadas do Nazareno.
Queremos estar ao seu lado, apoiá-lo em sua visão evangélica e libertadora de Igreja, conferir-lhe coragem e força interior para nos atualizar, por palavras e gestos, a Tradição de Jesus feita de amor, de misericórdia, de compaixão, de intimidade com Deus e de solidariedade para com a humanidade sofredora.
Enfim, querido Papa Francisco, continue a mostrar a todos que o evangelho é uma proposta boa para toda a humanidade, que a mensagem cristã é um força inspiradora no “cuidado da Casa Comum” e geradora de uma pequena antecipação de uma Terra reconciliada consigo mesma, com todos os seres humanos, com a natureza e principalmente com o Pai que mostrou ter características de Mãe de infinita bondade e ternura. Ao final, poderemos juntos dizer: “tudo é muito bom”(Gn 1,31).
Extraído de: https://leonardoboff.wordpress.com/2015/11/07/carta-de-apoio-ao-papa-francisco/