Formação litúrgica exige bons subsídios


Os subsídios de formação são meios pelos quais as comunidades se apropriam para estudar, refletir e aprimorar suas liturgias. São  publicações, livros, revistas, rituais , filmes em DVD que contribuem na formação de um povo que anseia por uma liturgia participativa.


O princípio para a Liturgia é que ela seja fonte e cume de toda a ação da Igreja. 

A Sacrosanctum Concilium diz no nº 14 sobre a necessidade de uma formação e participação litúrgicas de maneira consciente e ativa, por sua vez restabelecendo e favorecendo isso a todo povo, e que os ministros ordenados cuidem disso em sua ação pastoral. Por isso o mesmo número encerra com a orientação de que os ministros ordenados sejam os primeiros a se tornarem conscientes da ação litúrgica, para depois se tornarem aptos a ensiná-la aos outros. Assim, é esperado que os ministros ordenados sejam formados liturgicamente no espirito que a própria liturgia se fundamenta.

A Sacrosanc
      
No entanto, não é isso que vemos por aí. Fala-se muito de diversas espiritualidades, menos a espiritualidade litúrgica. O monge beneditino D. Emanuele Bargellini, em seu artigo “A Liturgia, escola da vida”, diz que “hoje em dia se apresentam no grande mercado das “espiritualidades”, favorecido pelas grandes mídias, não poucas correntes que pretendem “desencarnar” o caminho espiritual” (Revista Beneditina, abril-junho 2011, pp.27-28). 
Pensando nessa busca de uma espiritualidade sadia que emana da própria liturgia, arriscamos nesse boletim informativo traçar um pequeno panorama sobre os subsídios de formação litúrgica.  E esses subsídios, de conteúdo sério e formativo ao mesmo tempo, foram pensados e elaborados tendo em vista a observância da Sacrosanctum Concilium, que todo povo participe com conhecimento de causa, sabendo aquilo que estão fazendo. Como diz nossa querida Ione Buyst, é preciso que a liturgia nasça do coração.

Esperamos que o/a leitor/a aprecie nossa indicação, não como suplemento publicitário, mas que sirva como algo indicativo daquilo que de melhor se encontra nas livrarias católicas sobre livros, rituais, revistas e subsídios orientativos, numa linguagem que todos podem se aproximar, e que muito ajudam tanto ministros ordenados como ministros do povo a saborearem uma liturgia encarnada na vida e tirar dela os verdadeiros frutos espirituais. 

As indicações serão sempre publicadas neste blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia