Cantando as Partes Fixas (Ordinário da Missa)

Relação entre música e rito: três tipos de canto na celebração, em grau de importância:

1) Missa em Canto – cantos do presidente da celebração e dos ministros em diálogo do Ordinário com a assembléia: saudação inicial do presidente, oração do dia, introdução ao Evangelho – diálogo, oração sobre as oferendas, prefácio, as diversas aclamações na Oração Eucarística, Oração do Senhor (Pai Nosso), com a introdução e o prolongamento, oração e saudação da paz, oração após a comunhão, as fórmulas de despedida.

2) Os cantos que constituem o rito: as partes do Comum da Missa, chamadas também de Partes Fixas ou Cantos do Ordinário, cantados em comum, pelo presidente, os ministros e toda a assembléia: Senhor, tende piedade de nós – Kyrie, Glória, Salmo responsorial, Creio (Símbolo), Preces, Santo, Aclamação memorial, Doxologia final.

3) Os cantos que acompanham o rito: as partes da Missa ou o próprio da Missa, cantos de abertura, aspersão do povo, aclamação ao Evangelho, resposta da oração universal dos fiéis, canto da apresentação dos dons, fração do pão (Cordeiro de Deus) e canto da comunhão. Ainda: canto do abraço da paz, pós-comunhão e louvor final (facultativos).

Observações:
a) Os cantos que constituem o rito são mais importantes que os que acompanham o rito. Vantagem: não precisam de papel, e sim cantados “de cor”, favorecendo a comunicação;

b) Não devem ser substituídos por paráfrases ou outros cantos;

c) As melodias respeitem os diversos gêneros e formas; diálogos, proclamação de leituras, salmodias, antífonas, hinos e cânticos, aclamações (Aleluia, Santo, Amém). Outras formas: balada, coral, spiritual, nossas canções;

d) Equilíbrio entre as partes cantadas, usando a criatividade, dependendo da festa ou da solenidade, da assembleia, das possibilidades;

e) Na escolha dos cantos, não fazer opção pelo novo, mas pelo melhor (Santo Agostinho);

f) Equilíbrio entre cantar tudo e entre cantar nada. Dosar.

g) Cantar A liturgia, não NA liturgia, um canto qualquer, dispersivo, mas o rito, a Palavra, a festa, o mistério celebrado.

Como deve ser a música litúrgica:
• Fácil e simples (não vulgar nem simplória)
• Melódica e não estridente (não pegajosa)
• Diatônica e de estilo silábico (cada sílaba corresponda à sua nota musical)
• Clareza de tom e modo
• Evoque um mundo de mistério e transcendência
• Esteja a serviço da palavra, cantando-a com clareza; tenha aderência à palavra
• Penetre e vivifique a palavra, meditando e aprofundando o texto


ATO PENITENCIAL:
Contexto: situa-se nos Ritos iniciais, cuja finalidade é a de fazer com que os fiéis, reunindo-se em assembléia, constituam uma comunhão e se disponham para ouvir atentamente a palavra de Deus e celebrar dignamente a Eucaristia. Podem ser omitidos ou realizados de modo peculiar se pertencentes a outras celebrações e se conectarem com a missa.

O que é: o canto do Ato Penitencial constitui o próprio rito da celebração, o que costumamos chamar de “ordinário da missa”. Testemunhos antigos nos revelam que os Kyrie estavam relacionados com a resposta da oração dos fiéis, na liturgia da Palavra; a cada invocação o povo respondia com o “Kyrie eleison”. Mais tarde, este canto foi incluído nos ritos iniciais da missa após o ato penitencial ou como uma variante dele.

Finalidade: aclamar o Senhor e implorar a sua misericórdia, o Kyrios. O “Senhor, tende piedade”, também é igualado ao Hino de louvor por se tratar de uma aclamação ao Senhor. Pode ser omitido quando é substituído pela bênção e aspersão da água, procissão dos ramos, celebração de uma das Horas do Ofício e outras que prevêem o Missal.

Forma de participação: por todos, participando dele o povo e o grupo de cantores. Há várias possibilidades de se cantar, conforme o Missal que sugere várias possibilidades de execução por parte de quem canta, sobretudo três formas que guardam a estrutura que lhe é característica: Senhor, Cristo, Senhor. É costume usar a forma grega: Kyrie eleison, Christe...

Sentido: A assembléia reunida que invoca e reconhece a infinita misericórdia do Senhor. Alias, Kyrios foi o nome mais comum dado a Cristo ressuscitado pelos primeiros cristãos.

HINO DE LOUVOR:
O que é: é um hino antiqüíssimo e venerável. Remonta aos primeiros séculos da era cristã. Historicamente só se cantava no Natal (é canto dos dos anjos que ressoou pela primeira vez nos ouvidos dos pastores de Belém) mais tarde foi introduzido a outros tempos e celebrações. Na sua origem, o Glória era entoado durante o ofício da manhã. Só bem mais tarde – por volta do século IV – é que aparece prescrito na liturgia eucarística do Natal, podendo aí ser entoado apenas pelo bispo. Durou muito tempo esse costume, porém, no final do século XI já há notícias do uso do Glória em todas as festas e domingos, exceto na Quaresma. Então os presbíteros já podiam entoá-lo. Também é constituído o próprio rito.

Finalidade: a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. Por isso podemos dizer que se trata de um hino doxológico.

Forma de execução: pode ser iniciado por quem preside, seguido pelo grupo de cantores , por toda a assembléia ou de forma alternada, coro e assembléia ou solista e assembléia. Em se tratando de um hino, deveria ser sempre cantado. Deve ser usado melodias simples que facilitem a execução, por se tratar de um texto mais longo.

Estrutura: sua estrutura pode ser dividida em 3 partes:
1) O canto dos anjos na noite do nascimento de Cristo: de “Glória...” até “...amados.”;
2) Os louvores a Deus Pai: de “Senhor Deus...” até “...por vossa imensa glória”;
3) os louvores seguidos de súplicas e aclamações a Cristo: de “Senhor Jesus Cristo...” até “...Altíssimo Jesus Cristo”. Termina com um final majestoso, incluindo o Espírito Santo, que não faz parte da aclamação. O ES aparece relacionado com o Filho, pois é neste que se concentram os louvores e as súplicas.

Sentido: dá-se graças pela glória de Deus Pai, pelo Filho, no Espírito. Porém, o Filho se mantém no centro do louvor, da aclamação e da súplica.

PROFISSÃO DE FÉ:O que é: este é um dos cantos que compõem o próprio rito. O Creio quer ser uma resposta de fé e de compromisso da comunidade e do indivíduo à Palavra de Deus; e principalmente assumir conscientemente a regra da fé que recebemos de Cristo através dos Apóstolos e chegada até nós no decorrer dos séculos. É portanto uma profissão de fé eclesial. Não se trata de uma simples enumeração de artigos de fé, nem uma síntese dogmática: é um resumo de toda a história santa, da Criação à Vida eterna, passando pela Encarnação, a vinda do Espírito Santo, o mistério da Igreja e dos Sacramentos. É uma memória da economia da salvação.

Forma da execução: o Símbolo, por ser uma forma de profissão de fé, seja cantado por todos, ou de forma que permita uma conveniente participação dos fiéis. Cantado maciçamente pela assembléia representa um sinal de unidade da própria Igreja, todavia, se o canto for alternado, a compreensão de unidade pode se dar de outra forma, a do conjunto. O símbolo ou profissão de fé deve ser cantado ou dito pelo sacerdote com o povo aos domingos e solenidades; pode-se também dizê-lo em celebrações especiais de caráter mais solene. Quando cantado, é entoado pelo sacerdote ou, se for oportuno, pelo cantor ou pelo grupo de cantores; é cantado por todo o povo junto, ou pelo povo alternando com o grupo de cantores. A forma mais apropriada é o Niceno-Constantinopolitano. Os instrumentos limitem-se deste canto a um acompanhamento discreto, apenas para apoiar as vozes, variando de acordo com o grupo coral que canta.

Finalidade: tem por objetivo levar todo o povo reunido a responder à palavra de Deus anunciada da sagrada Escritura e explicada pela homilia, bem como, proclamando a regra da fé através de fórmula aprovada para o uso litúrgico, recordar sua e professar os grandes mistérios da fé, antes de iniciar sua celebração na Eucaristia. É pelo símbolo que a assembléia reunida faz sua adesão de fé, seu assentimento, após ouvir a palavra, antes que se inicie a liturgia eucarística.

ORAÇÃO UNIVERSAL OU DOS FIÉIS:
Finalidade: na oração universal, ou oração dos fiéis, exercendo a sua função sacerdotal, o povo suplica por todos os homens. Convém que normalmente se faça esta oração nas missas com o povo, de tal sorte que se reze: pela Santa Igreja, pelos governantes, pelos que sofrem necessidades, por todos os homens e pelo bem-estar e salvação de todo o mundo. Por ocasião de celebrações especiais como Matrimônio, Exéquias, as intenções podem referir-se estreitamente àquelas circunstâncias. Na Igreja primitiva, nesta hora os catecúmenos se retiravam, ficando só os iniciados para a celebração da Eucaristia.

Sentido: depois de ter escutado com amor a Palavra que lhe revela alguns dos aspectos do Mistério da salvação, o povo de Deus coloca-se no meio de tosos os homens; no exercício de sua função sacerdotal, ele suplica por todos os homens. É universal porque leva a assembléia a transcender seus próprios horizontes; é dos fiéis porque os batizados são solidários com toda a humanidade, com suas dificuldades, suas alegrias e esperanças, e através da oração eles exercem seu “sacerdócio régio” no meio do mundo.

Forma de execução: sem dúvida, uma oração cantada tem um significado mais profundo e mais eclesial do que uma oração simplesmente falada; ainda mais pelo aspecto comunitário do canto, uma vez que esta é a oração da Comunidade dos fiéis. A IGMR valoriza a execução desta oração pelo cantor, colocando-a como segunda opção, o que significa dizer que esta oração tem importância significativa quando cantada, o que lhe dá um caráter mais solene. Porém, se não for cantada, ao menos que o povo participe cantando pela resposta. O uníssono das vozes é o que exprime melhor a unidade de uma Igreja que reza, e dá uma força especial a esta prece; no entanto, o coral pode acompanhar o povo com uma polifonia homofônica. Neste caso os instrumentos apenas acompanham e apóiam suavemente a melodia.

SANTO:
Contexto: situa-se antes da Oração Eucarística, após o prefácio. Trata-se de um conjunto de aclamações oriundas da Sagrada Escritura. Tem sua origem no Oriente, século II. Trata-se de uma compilação de textos bíblicos, uma espécie de colcha de retalhos

Forma de execução: normalmente toda a assembléia e o sacerdote cantam este canto, numa atitude alegre, solene, porém, nada impede que o coral dê um colorido maior e o solenize, enriquecendo-o a vozes. Os instrumentos acompanham, incentivam e solenizam o canto da assembléia.

Sentido: É a conclusão do Prefácio, cuja aclamação, que é parte e abertura da oração Eucarística, expressa a assembléia unida aos espíritos celestes, proclamando que Deus é Santo, Senhor do Universo. É um dos pontos mais altos da prece eucarística, portanto deve ter um clima de manifestação gloriosa, de teofania, manifestação de Deus que habita os altos céus (a visão de Isaías). Se a variedade de diversos sons na união das vozes de uma mesma melodia já parece insinuar e simbolizar a unidade de uma cidade bem organizada, a união das vozes humanas em um mesmo canto aparece como uma adequada expressão comunitária. Assim, o Santo, unido às vozes do coro celestial, evoca a parusia gloriosa do fim dos tempos, ambiente de festa em que o céu e a terra se unem, reunindo num louvor cósmico e universal.

ACLAMAÇÕES DA PRECE EUCARÍSTICA
Algumas foram inseridas após o Concílio Vaticano II, que fomentou a participação ativa e frutuosa da assembléia.

Finalidade: têm a finalidade de promover uma participação ativa (SC 30). A atitude de quem canta as aclamações é de povo que aclama de pé, atitude do Ressuscitado e de ressuscitados no Cristo e por Ele. As aclamações da celebração eucarística têm caráter solene e pascal, como a Aclamação Memorial e o Amém.

Forma de execução: por toda a assembléia, acompanhada pelo grupo de cantores ou coro. Os instrumentos podem dar um maior colorido, principalmente os percussivos, solenizando as aclamações como verdadeiras expressões de um povo celebrante e alegre.

Sentido: não se trata de sinais externos da celebração comum, mas promovem e realizam a comunhão entre o sacerdote e o povo (IGMR 34). Lembram nossa dignidade povo sacerdotal que somos.

ACLAMAÇÃO MEMORIAL
Sentido: as três fórmulas oferecidas pelo Missal Romano expressam o anúncio do mistério Pascal, no qual o povo faz memória, comemorando o abaixamento e a glorificação do Senhor, e pedindo sua vinda. Tem um caráter pascal e não dramático-devocional.

Foi introduzida pelo Concílo Vaticano II. Não devem ser substituídas por expressões devocionais de fé na presença real de Jesus, nem por canto eucarístico.
Forma de execução: por se tratar de uma das aclamações mais importantes da missa, deve ser cantada por toda a assembléia, em resposta ao “ Eis o Mistério da Fé”, entoado por quem preside.

DOXOLOGIA FINAL
Sentido: é o louvor final, após a narrativa das maravilhas e benefícios de Deus pelo seu povo.
Forma de execução: como não é aclamação, não é proclamada por toda a assembléia, e sim por quem preside. Em resposta, a assembléia entoa o Amém (Aleluia, ou outras aclamações, conforme consta no Missal), que deve ser solene, vibrante, repetido, sinal de adesão, compromisso, concordância, comunhão. A doxologia final deve ser sempre cantada, devido à sua importância.
Este canto nos lembra nossa dignidade de povo sacerdotal, participanto com quam preside da prece eucarística.

PAI NOSSO
Origem: do próprio Cristo, seguindo as tradições judaicas que costumavam orar ao Pai através de sete petições, três “celestes” e as quatro seguintes “terrestre”. Trata-se de uma oração de grande exultação. Provavelmente foi intruduzida na missa por Santo Ambrósio, pelo século IV.

Sentido: todos unidos à oferta de Cristo, por Ele reconciliados com o Pai, podem exclamar com amor e confiança: “Pai- nosso...”. É a oração preparatória por excelência para a comunhão.

Forma de execução: convém mesmo que seja cantada numa melodia simples, em forma de cantilena ou gregoriano.
Não deve ser substituida por outras palavras que não as do próprio evangelho. O Pai Nosso na Missa não é conclusivo, e sim nos introduz ao rito da comunhão. Por isso não se diz o Amém no final.

Quem canta: toda a assembléia.

ORAÇÃO PELA PAZ – ABRAÇO DA PAZ
A saudação é sempre um gesto simbólico, e bastaria cumprimentar os que estão mais próximos. O rito não deve levar muito tempo. Não deve substituir ou abafar o canto do “Cordeiro de Deus”, que tem preferência, durante o rito da fração do pão. O mais importante é o abraço, e não o canto, que é facultativo.
Poderia ser entoado apenas pelo coral e reservado para circunstâncias especias ou pequenos grupos.

CORDEIRO DE DEUS
O que é: é uma prece litânica (em forma de ladainha). Há notícias de que no século VIII já era muito comum seu uso na liturgia. A invocação “dai-nos a paz” foi acrescentada posteriormente – por volta do século XIII. Na mesma época, nas missas dos defuntos, no lugar do “tende piedade de nós”, cantava-se: “dai a eles o repouso”, e no lugar do “dai-nos a paz”, cantava-se: “dai a eles o repouso eterno”.

Forma: é executado durante o rito da fração do pão, na liturgia eucarística. Dura enquanto durar o rito. Após cada invocação entoada pelo(a) cantor(a), a assembléia responde com o “tende piedade de nós” e, no final, com o “dai-nos a paz!”. Quanto aos instrumentos, acompanhamento discreto para apóiar a proposta do solista e a resposta do povo.

Sentido: a imagem do “Cordeiro” é eminentemente bíblica: João Batista nos apresenta Jesus como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Recorda-nos o Cordeiro Pascal da nova e eterna Aliança – Cristo – que foi imolado. A palavra “Cordeiro” aparece várias vezes no livro do Apocalipse, sempre se referindo a Cristo. A prece especialmente faz alusão ao banquete escatológico das “Bodas do Cordeiro” de que fala o Apocalipse, significando que a Eucaristia é o sinal e o penhor.


____________________
Bibliografia:
BASURKO, Xavier. O canto cristão na tradição primitiva. São Paulo: Paulus, 2005. Tradução de Celso Márcio Teixeira (Coleção: Liturgia e Música, volume III).
CNBB. Estudos sobre os cantos da Missa. São Paulo: Paulinas, 1976. (Coleção Estudos da CNBB, 12).
CNBB. Animação da vida litúrgica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1989. (Coleção Documentos da CNBB, 43).
CNBB. A música litúrgica no Brasil. São Paulo: Paulus, 1999. (Coleção estudos da CNBB, 79).
CNBB. Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos. São Paulo: Edições CNBB, 2005.
FONSECA, Joaquim. Cantando a Missa e o ofício divino. São Paulo: Paulus, 2004. (Coleção Liturgia e Música, volume I)
GRUSZYNSKI, Alexandre H. Os cantos na celebração Eucarística – como está atualmente disciplinada a matéria. In: Teocomunicação – Revista de Teologia da PUC – Porto Alegre – RS nº 130 – Dezembro/2000. Rio Grande do Sul: Edipucrs, 2000. pp.659-694.
VATICANO II. As introduções gerais dos livros litúrgicos. São Paulo: Paulus, 2003.
DOCUMENTOS DA IGREJA. Documentos sobre a música litúrgica. São Paulo: Paulus, 2005.
DIAZ. Mauro Serrano. O canto e a música na celebração. In: Manual de Liturgia II: CELAM. São Paulo: Paulus, 2005. pp.275-308.
KOLLING, Miria T. Canto e música litúrgica. (artigo produzido para formação no campo musical-litúrgico).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia