4ª Etapa do Curso de Especialização e Capacitação em Liturgia acontece em Goiânia

Entre os dias 04 e 16 de janeiro acontece no Instituto São Francisco, em Goiânia – GO, o Curso de Especialização e Capacitação em Liturgia, promovido em parceria Rede Celebra e IFITEG (Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás). Esta é a primeira, de 3 etapas que se seguirão em  julho/2013 e janeiro/2014. 25 participantes, dentre eles 7 presbíteros, e os demais, agentes da pastoral litúrgica nas comunidades e paróquias onde atuam, vindos de diversas partes do Brasil, deram início a esta etapa.
O curso tem os seguintes objetivos:
+ levar a uma participação mais plena da liturgia, em atitude espiritual, prazerosa, na inteireza do ser, conhecendo aquilo que se estuda, através do aprofundamento das fontes e da tradição litúrgica da Igreja;
+ proporcionar o aprofundamento da liturgia, fonte e cume da vida cristã, na sua dimensão teológica, espiritual, ritual e pastoral, à luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II, pelas conferências da Igreja na América Latina, (Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida) e da Igreja no Brasil;
+ desenvolver competência específica no método e na arte mistagógica de exercer diferentes ministérios nas celebrações litúrgicas em plena coerência com a sacramentalidade da liturgia e inerente espiritualidade.
A principal referência deste curso é o método mistagógico, que tem o rito como fonte de teologia litúrgica, passando pela espiritualidade e renovação da prática pastoral. “Assumimos um método participativo, que parte da realidade litúrgica, da experiência pessoal e comunitária, confrontando-as com a teologia e espiritualidade encontradas no rito, como nos vem da Tradição da Igreja, retornando à realidade de maneira criativa e criteriosa, ou seja, da prática para a prática”, afirma uma das coordenadoras e professoras do curso, Maria de Lourdes Zavarez.
Dentre outros recursos metodológicos que o curso se apropria, está a técnica do Laboratório Litúrgico, que busca a inteireza do ser na vivência ritual, articulando ritualidade, teologia e espiritualidade. Durante o curso as celebrações litúrgicas (Ofício Divino e Eucaristia) são preparadas, presididas e avaliadas pelos próprios participantes, isto é, aprendem fazendo. São  momentos privilegiados onde se vive a experiência do encontro com o mistério pascal de Cristo.
A parceria:
A Rede Celebra de animação litúrgica é uma rede formada por pessoas, grupos e comunidades, aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, inculturada na caminhada solidária dos pobres e a serviço da animação litúrgica nas comunidades. Atualmente tem núcleos espalhados em quase todos os Estados do Brasil.
O Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, situado em Goiânia, é mantido por um grupo de Congregações Religiosas desde 1982 e tem como missão ser um espaço de reflexão filosófica e teológica de formação humana e cristã, pautado numa visão ecumênica, plural e dialogal. Credenciado pelo MEC (Port. MEC 939, 08/2008), oferece cursos de bacharelado em Teologia, licenciatura em Filosofia e pós-graduação lato sensu (especialização) em várias áreas do conhecimento.
Na última etapa, que acontecerá em janeiro/2014, os participantes apresentam um trabalho de conclusão de curso, em forma de artigo científico, abordando um aspecto ou um tema aprofundado durante o curso.
Tendo em vista a comemoração dos 50 anos da promulgação da Sacrosanctum Concilium, o Curso de Especialização e Capacitação em Liturgia oferece uma preparação a pessoas que já estão inseridas na vida litúrgica ou desejam iniciar um processo de formação litúrgica nas comunidades, dioceses e outras instâncias eclesiais, fazendo com que a admirável participação do nosso povo na vida celebrativa das paróquias e comunidades possa ser o sustento de uma espiritualidade sadia, ao mesmo tempo resgatando aquelas características que permeavam as primeiras comunidades cristãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia