Jornada Litúrgica sobre a Sacrosanctum Concilium


Núcleo da Rede Celebra São Paulo-SP promove Jornada Litúrgica sobre a Sacrosanctum Concilium

No dia 05 de maio o núcleo da Rede Celebra São Paulo-SP promoveu um dia de reflexão cujo assunto girou em torno do documento conciliar Sacrosanctum Concilium, que comemora ano que vem 50 anos de sua promulgação.

Os participantes, 35, puderam aprofundar o sentido da proposta do Concílio Vaticano II. Depois da oração do Ofício da manhã, num primeiro momento do dia a intenção era a de que identificassem em suas expe-riências pessoais e comunitárias o que houve de conquistas, sugeridas então pela reforma litúrgica, além de retrocessos e esperanças. A partilha dos relatos foi significativa.

Penha Carpanedo, Discípula do Divino Mestre e membro fundador da Rede Celebra, acompanhou os participantes neste momento. Um resumo do capítulo 1 do livro Participar da Liturgia, de Ione Buyst, da Coleção Rede Celebra nº 10, foi preparado por Penha para que os participantes acompanhassem melhor o período que culminou com a reformas litúrgica – antes e depois do Concílio.

Marcou presença também o bispo auxiliar da Região Episcopal Belém da Arquidiocese de São Paulo, Dom Edmar Peron. Como membro da Rede Celebra, sua fala e colaboração foram importantes na contextualização do Concílio, principalmente trazendo exemplos e situações por ele percebidos no exercício de seu ministério como bispo. Merece também destaque a análise de conjuntura apresentada por Dom Edmar.

Aos participantes também foi entregue um resumo da Sacrosanctum Concilium, o mesmo publicado na Revista de Liturgia (janeiro-fevereiro 2012, pp. 19-21), preparado pelo Pe. Gregório Lutz. Márcio Antônio de Almeida e Dom Edmar ajudaram o grupo a mergulhar nessa estrutura, destacando alguns elementos, ao mesmo tempo resgatando o sentido teológico contido em seus números.

Passou por lá neste dia o Cardeal da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e dirigiu breves palavras ao grupo e à Rede, incentivando que esse estudo e aprofundamento possam realmente ser aproveitados, relembrando quatro adjetivos que qualificam a participação na liturgia, segundo a SC: ativa, plena, frutuosa e consciente.

O grupo ainda recebeu um resumo em que continha um breve histórico sobre o que é o Ofício Divino das Comunidades, sua estrutura e o seu jeito de rezar. Inclusive foi lembrado que a Sacrosanctum Concilium destacou um capítulo destinado ao Ofício Divino.

Na parte da tarde contamos com a valiosa colaboração também do Márcio, ajudando o grupo no ensaio mistagógico da antífona pascal do Cântico de Maria, que é um dos elementos do Ofício Divino.

Uma proposta também pensada para esta Jornada seria a de se fazer uma vivência, retomando algum rito da noite da Vigília Pascal. Pensamos então em vivenciar o Rito da Renovação das Promessas do Batismo. Peterson, também membro do núcleo, ajudou na sensibilização e preparação corporal. Ao final do dia houve uma partilha e encerramos a Jornada com o Ofício da tarde. Despedimo-nos com uma ciranda no “indo e vindo” de nossas trevas e luz, mas recheados da graça de Deus que sempre nos conduz pelos caminhos da vida.

Esperamos que este início de caminhada de comemoração do cinquentenário do Concílio Vaticano II possa realmente ser iluminado e celebrado com a esperança de que nossas liturgias sejam mais saboreadas, tendo em vista o mistério que se faz presente nelas. Nosso núcleo quer, com essa formação, dar um aperitivo, a fim de que todos retomemos àquilo que desejava o Concílio, com seus documentos, principalmente no que tange à reforma litúrgica.

Nosso próximo encontro de formação acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, ocasião em que continuaremos aprofundar o documento Sacrosanctum Concilium.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia