6º Encontro de Compositores da CNBB - 2011

O Encontro de Compositores da Música Litúrgica da CNBB acontece todo ano, desde 2004. Oficialmente denominado com esse título a partir de 2006. 
Trata-se de reunir, através da iniciativa da Comissão Episcopal da Música da CNBB, diversos compositores da música litúrgica no Brasil. Muitos deles são compositores que já estão há anos na estrada, inclusive ex-assessores da CNBB e muitos compositores conhecidos do povo e das comunidades brasileiras. 
Quem não conhece o canto "Prova de amor maior não há..."? Pois é, é de autoria do Pe. José Weber, que esteve entre nós. Reginaldo Veloso, autor de "Da cepa brotou a rama...", também foi um dos presentes. Foi maravilhoso conviver com ilustres pessoas que muito contribuíram com a música litúrgica no Brasil, além de trocar experiências com novos compositores e músicos da chamada "Nova Safra" da Música Litúrgica, uma geração jovem que, sendo orientados pelos "veteranos", continuam a mesma intenção objetivada pelo Concílio Vaticano II em continuação com o Magistério da Igreja, quando trata da música litúrgica.
Num ambiente de ternura e carinho, a troca muito boa de experiências e de conhecimentos, gerou um aprendizado que, penso eu, muito contribuirá para a música litúrgica na Igreja do Brasil. 
Nesta 6ª edição do Encontro dos compositores tivemos como objetivo refletir sobre a criação de um repertório que atenda o ordinário litúrgico do Ciclo da Páscoa, além de estudarmos as formas poéticas, construção de poesia e a construção de melodias, a partir de temas propostos pelos professores e orientadores. 
Todos tiveram oportunidade de mostrar suas novas produções, o que foi um momento de grande importância. 
A Equipe de Reflexão da Música Litúrgica da CNBB continuou reunida, traçando metas e objetivos para o próximo encontro e definindo como compositores e músicos litúrgicos melhor servirão a Igreja no Brasil.
De nossa parte, compositores e músicos, desejamos que a CNBB, na pessoa do seu Assessor, Pe. Carlos Sala, continue a incentivar essa maneira de a Igreja conduzir compositores, músicos, poetas e artistas que, com renovado esmero e paixão, vêm contribuindo para o crescimento da espiritualidade de comunhão, explicitando o Mistério pascal através do canto e da música litúrgica, através de suas composições e produções.



Pe. José Weber, SVD

Prof. Dra. Jeruza Pires Ferreira - PUC-SP, USP, Metodista-SP

Alunos da FACAMP tocando música irlandesa

Prof. Jeruza entre o casal Prof. Dr. Roberto Lima e sua esposa Socorro

Audição de música irlandesa pelos alunos da FACCAMP

Pe. Jair - Guarulhos - SP

Pe. José Weber, SVD

Pe. Osmar Bezutte, sdb

Daniel De Angeles - Arealva  - SP

Reginaldo Veloso - Recife - PE

Frei Joaquim Fonseca, ofm - Belo Horizonte - MG

Adenor Leonardo Terra - Apucarana - PR

Leandro - Osasco - SP

Ir. Egnalda Rocha - Nova Trento - SCa

Prof. Roberto Lima e sua esposa, Socorro

Ir. Custódia Maria Cardoso - Nova Trento - SC

Prof. Ms. Márcio Antonio de Almeida e Pe. Frei Telles Ramon, O. de M.

Ir. Natalina, fsp, coordenadora da casa de retiros das irmãs Paulinas

Ir. Penha Carpanedo, pddm e o Assessor da CNBB, Pe. Carlos Sala

João Paulo - Barra Mansa - RJ

André Zamur - Sorocaba - SP

Pe. José Weber e Ir. Miria T. Kolling

Frei Adolfo Temme e Pe. Jair Costa

Leandro e André Zamur, durante audição em momento cultural

Prof. Roberto Lima, durante audição em momento cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia