Mistagogia, o que vem a ser isso?

Eurivaldo Silva Ferreira

Uma palavra – que parece ser nova, mas é muito antiga – está atualmente fazendo parte de vários textos de documentos da Igreja Católica. Trata-se da palavra ‘mistagogia’, que é uma forma pedagógica dos Pais da Igreja orientarem o processo da iniciação à vida cristã de muitos que queriam inserir-se na Igreja, entre os séculos III e IV da era cristã.
O teólogo e liturgista L. F. Santana, da PUC-Rio afirma que os Pais da Igreja “são os transmissores privilegiados daquilo que viveram e testemunharam as comunidades cristãs da primeira hora”.
Podemos dizer que “eles são as testemunhas qualificadas, devido sua experiência teológica, constituídas pelos dois pólos, intimamente conexos da Sagrada Escritura e da Igreja”, afirma a professora Rosemary Fernandes da Costa (PUC-Rio), especialista em mistagogia e catequeses mistagógicas. É por esse caráter relevante que o termo mistagogia ganha espaço na redação de muitos textos da Igreja, como contributo, tema relevante e fonte a ser resgatada na evangelização atual. Rosemary afirma que “trazer o eixo mistagógico para esta temática é resgatar o conceito de Iniciação Cristã, não como um processo com vistas à celebração dos sacramentos, mas como caminho de aproximação entre a pessoa e o mistério de Cristo, que vem ao encontro das pessoas na história”.
Resumindo, a mitagogia é um recurso pedagógico, o qual vai conduzindo os iniciantes, passo-a-passo nos mistérios da fé e da Igreja, tendo em vista uma caminhada cristã. Assim, para os Pais da Igreja, não se trata apenas de conteúdo catequético e doutrinário, tendo em vista a inserção na vida cristã, mas possui um caráter de fundamento teológico, o que possibilita uma penetração cada vez mais nos mistérios celebrados. Esse aprofundamento, junto aos Pais da Igreja, se dava pelas celebrações litúrgicas, sempre providas de caráter nobre e catequético, cujo conteúdo formativo, dado pelos ritos, sinais e símbolos, permitia aos participantes e iniciados mergulhar nos mistérios da fé que celebravam.
O termo Mistagogia vem do grego e significa mister = mistério / agogain = pedagogo (significando aquele que conduz). Pedadogo é aquele que conduz na educação, mas na mistagogia o pedagogo é alguém que conduz pelo caminho do mistério. O pedagogo é alguém que ajuda a conduzir de um caminho para outro, de um lugar para outro. Essa figura era comum na Grécia antiga, tratava-se de escravos que conduziam as crianças para a escola. Eles tinham uma responsabilidade, eram apenas mediadores, mas ainda continuavam na condição de escravos. A figura do mistagogo vem da Grécia, mas foi assumida pelas outras religiões, na Índia, por exemplo. Quem faz mistagogia, ajudando o(a) outro(a) a entrar no mistério, é um(a) mistagogo(a).
O tema da mistagogia foi desenvolvido no século III e IV com os Pais da Igreja. Cirilo de Jerusalém foi um dos Pais da Igreja que escreveu muitas homilias mistagógicas, desenvolvendo nessas homilias verdadeiros conteúdos mistagógicos.
A mistagogia é uma teologia, é um jeito de compreender como Deus se revela. Um jeito de se colocar diante da revelação. Ela nos envia a algum lugar, à liturgia, por exemplo. Podemos dizer que Deus é um pedagogo, pois tem um jeito de se aproximar, de se revelar, de dar um passo com a gente. O Antigo Testamento está cheio de narrações de aproximações pedagógicas de Deus para com o povo de Israel, o povo eleito. Essa revelação, que se dá através das Sagradas Escrituras, tem uma dinâmica, e essa dinâmica passa pelo processo da fé. Esta se dá através de uma experiência pessoal e comunitária. É a mistagogia a encarregada de fazer a gente perceber essa dinâmica da revelação, mas também atingindo a comunidade. Especialmente para nós, a mistagogia nos envia a uma Igreja. Uma Igreja que se encarna e serve, é diaconal. Compreendemos a Igreja também como sacramento, sobretudo ela nos envia a compreender a pessoa de Jesus e o mundo. Esses elementos estão em qualquer mistagogia. Os Pais da Igreja cuidaram muito bem desses elementos, a fim de transmiti-los a outros.
No documento Sacramentum Caritatis (Sacramento da Caridade, 2007), Bento XVI, no número 41, falando das artes sacras (pintura, escultura e iconografia), recorda que “estas devem ser orientadas para a mistagogia sacramental”, isto é, toda imagem sagrada, representada pelas artes, deve conduzir aquele(a) que as observa e contempla para a inserção no mistério que a obra quer revelar. A esse respeito, os artistas, escultores e pintores em geral, devem estar cientes de que sua arte deve estar cheia de conteúdos mistagógicos, o que consideramos como fator preponderante para adentrar aos templos sagrados.
No mesmo documento, no nº 64, Bento XVI fala do grande esforço da Tradição litúrgica da Igreja, que tem nos ensinado e encaminhado para uma frutuosa participação, o que de nossa parte requer um esforço por corresponder pessoalmente ao mistério que é celebrado. Por isso recomenda que: “fomente-se nos fiéis profunda concordância das disposições interiores com os gestos e palavras nas celebrações litúrgicas”. Essa concordância, a qual se refere o papa, “se faltar, corre-se o risco de se cair em simples ritualismo”. Desta forma, continua ele, “é preciso promover uma educação da fé eucarística que predisponha os fiéis a viverem pessoalmente o que se celebra”. Por isso, Bento XVI alerta no documento para a importância essencial desta participação pessoal e consciente, indicando que “essa estrada deve ser trilhada sob a via da catequese de caráter mistagógico, pois esta leva os fiéis a penetrarem cada vez mais nos mistérios que são celebrados”. E ainda afirma que “a melhor catequese sobre a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada”.
Com efeito, por sua natureza, “a liturgia possui uma eficácia pedagógica própria para introduzir os fiéis no conhecimento do mistério celebrado”, diz Bento XVI. Ademais, é necessário ouvir as autênticas testemunhas da fé, isto é, os Santos Padres, também chamados de Pais da Igreja. Como testemunhas qualificadas (já dissemos), são eles os chamados introdutores na fé, a partir da e na celebração eucarística.
Para se estruturar uma experiência fundamental que tem em vista um itinerário mistagógico, a Sacramentum Caritatis elenca três elementos, que também podemos chamar de passos a serem seguidos, vejamos:
1) Interpretação dos ritos à luz dos acontecimentos salvíficos, isto é, procurar nos ritos aquilo que se refere ao conteúdo de salvação oferecido por Jesus, também contido na Tradição da Igreja e da Sagrada Escritura;
2) Introduzir no sentido dos sinais contidos nos ritos, isto é, como recurso pedagógico, a mistagogia é capaz de unir sinais e símbolos, estes educam a sensibilidade dos fiéis, pois unidos à palavra, constituem o próprio rito, e
3) Mostrar o significado dos ritos para vida cristã, em todas as suas dimensões: trabalho e compromisso, pensamentos e afetos, atividade e repouso; isto é, a catequese mistagógica deve levar o fiel a perceber que a celebração, a liturgia, deve ser aplicada na vida. Só assim, a consciência, como fruto maduro da mistagogia, vai aos poucos sendo transformada pelos sagrados mistérios celebrados.
É interessante percebermos como é forte o apelo do documento Sacramentum Caritatis. Além disso, o documento reforça a necessidade de que a catequese mistagógica seja uma condição necessária nas nossas comunidades para se realizar, através de um processo pedagógico, a educação na fé, que se dá por meio de formadores(as) (introdutores/as) preparados para isso. Ainda, o mesmo documento diz que toda comunidade é chamada a ser lugar de introdução pedagógica aos mistérios que se celebram na fé.
Sem dúvida, está aí um bom caminho para trilharmos na nossa vida cristã: a iniciação mistagógica. Através dela nos abrimos ao mistério do Deus revelado em Cristo Jesus, que se dá a nós. Mas nossa acolhida depende exclusivamente de nós mesmos, de nos abrirmos à contemplação do mistério e fazermos dele ação em nossa existência. Para isso, contamos com nossas orações e celebrações litúrgicas.

Comentários

Maria disse…
Euri,
Abri pela primeira vez o seu blog e encontrei este maravilhoso artigo sobre mistagogia. Já se vê que você entende do assunto que vimos este ano na Rede Celebra. Gostei muito e relembrei as aulas da Prof. Rosemary Fernandes que você cita no artigo. Fez-me relembrar o estudo da mistagogia na iniciação cristã.
Fiquei fã e leitora do seu blog. Parabéns por nos oferecer este espaço sobre liturgia.

Postagens mais visitadas deste blog

A Celebração da Palavra de Deus e sua culminância na missão

COMENTÁRIO SOBRE A MÚSICA “FAZ UM MILAGRE EM MIM”

Os gestos de Jesus na última ceia